Reflexão sobre o potencial da blogosfera para aprender

Os blogs estão bem adaptados às sociedades modernas, individualista de massas, pois conseguem oferecer uma igualdade de acesso e um leque de temas capaz de reflectir a sua heterogeneidade cultural sensibilização dos cidadãos. Os blogs são úteis para obter melhores resultados na identificação colectiva, com a criação de comunidades online, com bases em interesses comuns.
Na educação os blogs apresentam-se como uma útil ferramenta alternativa aos meios de comunicação educacional, os conteúdos passam para o meio social e desta dá-se o desenvolvimento dos conceitos com o input de outros na intervenção nos processos de introspecção do conhecimento e na construção de significados.
A interdisciplinidade, facilitada pelo uso das novas tecnologias, constitui uma extensa área pouco explorada, mas com grande potencial no auxílio do entendimento de conceitos complexos uma vez estar em ambiente aberto e participativo. No contexto educacional há blogs criados por professores, alunos, investigadores etc. são utilizados para partilhar ideias, criar portfólios digitais, documentar investigação etc.
As facilidades e flexibilidades que os blogs apresentam justificam a sua crescente utilização, pois, é uma publicação on-line que não exige conhecimentos técnicos especializados e agrega uma série de ferramentas, quase todas gratuitas, de auxílio à publicação.
A utilização do blog na Educação ajuda os alunos a desenvolverem competências de relações inter-pessoais, comparam conceitos com as suas próprias experiências anteriores e as ideias dos colegas, de conduzir entre diferentes pontos de vista, de debater, comentar e discutir, criar, publicar e partilhar ficheiros e comunicar, pois para explicar exige conhecimento do que se está a falar, obedecendo as regra de etiqueta da Internet e de comunicação escrita.
A gestão do tempo e do espaço são também competências desenvolvidas, assim, como o trabalho em equipa, colaborando no blog e na sua construção de identidade, com o conhecimento mais profundo dos colegas e identificação de elementos comuns. O professor tem o papel importante de esclarecer o aluno sobre o ambiente e as actividades que devem estar alinhadas com os objectivos e com a flexibilidade subjacente ao objecto de estudo.

Sem comentários: