Reflexão sobre o filme EPIC 2014

EPIC 2014 é um filme criado por Robin Soan e Matt Thompson e tenta prever como será o mundo em 2014, com o domínio do google.
No filme “EPIC” (construção evoluída de Informação Personalizada) vê-se
uma evolução temporal com referência a datas dos principais acontecimentos que contribuíram para a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, assunto de que trata o filme “EPIC”.
A evolução da “Internet” desde o nascimento do www em 1989 até a libertação do EPIC que acontecerá no de 2014. As consequências no dia-a-dia e na educação da utilização das “TIC” são a possibilidade de aceder a informação apenas com um dia, informação escrita, de imagem, de som e de vídeo. Pode ser útil para compras, telefone, vídeo-conferência, vídeo vigilância, actos médicos, actividades de lazer etc, etc…
EPIC personaliza a informação a cada usuário, utilizando as suas escolhas, hábitos de consumo, os interesses, dados demográficos, rede social ou seja moldam o mundo.
Está aqui em causa o monopólio e manipulação da Informação, muitas das vezes falsa e sensacionalista e com o seu sucesso comercial podemos discutir a Informação a democracia ou ética jornalística.

Sem comentários: